A Associação Team Baia iniciou a época desportiva com a habitual apresentação do calendário. Desta vez, e porque “o bom filho a casa torna”, o Salão Nobre da Junta de Freguesia de Cavalões voltou a receber o evento.

Uma centena de pessoas não perdeu o primeiro evento anual da Team Baia. Entre pilotos e navegadores, representantes de clubes, autarcas e até mesmo alguns curiosos que presenciaram esta apresentação, estiveram também os jovens pilotos Pedro Almeida e Filipe Martins JR.

Com arranque marcado para o dia 29 de Março, o Troféu de Ralis Team Baia que anteriormente e durante 11 edições se designava Troféu CIN, voltou a ser um dos destaques na apresentação da associação. O Rali de Santo Tirso, organizado pelo CAST, será o primeiro desafio do troféu seguido do Rali de Gondomar a 26 e 27 de Abril que, novamente a cargo do GAS, abriu as hostilidades (na apresentação) quanto a novidades para 2019: cairá a Super Especial noturna para dar lugar à City Stage e abrirão fronteiras a Paredes e Penafiel com esta prova. Segue-se o Rali de Viana do Castelo a 29 e 30 de Junho e o Rali de Famalicão a 20 e 21 de Julho. O Presidente da Team Baia, Sr. Sérgio Aguiar, revelou que esta edição será candidata ao Campeonato Norte de Ralis e contará com especiais de 2017 e de 2018. A penúltima prova do troféu, do Clube Automóvel da Régua, também terá novidades, desta feita a Super Especial do Rali de Mesão Frio será mais longa que nas edições anteriores e, no Domingo, haverá uma nova especial cronometrada.

Uma das principais surpresas foi a inserção, no Campeonato Nacional de Perícias FPAK, da 1ª Prova Perícias de Cavalões. A realizar no dia 27 de Abril, esta será também uma novidade para todos os membros da Associação que terão tarefas redobradas face à inserção desta prova na Mostra Comunitária da freguesia.

Relativamente ao Troféu de Especiais que estreou em 2018, volta a receber a aposta da Team Baia e dos clubes parceiros. Este troféu arranca dia 25 de Maio com a Especial Sprint de Vila das Aves seguida da 5ª Especial de Riba de Ave (Avemotor) a 16 de Junho. O Clube Automóvel do Minho encaixará a 2ª edição da Taça d’Ouro, uma especial localizada na Póvoa de Lanhoso, a 6 de Julho. A maior novidade do Troféu de Especiais será a 1ª Edição da Super Especial de Joane a 14 de Julho. Uma prova organizada pela Team Baia e Avemotor com o objetivo de dinamizar a localidade e proporcionar um espetacular dia de prova a todos os pilotos, espectadores e amantes da modalidade. Dado o sucesso anterior do troféu, os Bombeiros Voluntários de Famalicão renascerão, em parceria com a Team Baia, a Sprint Especial de Famalicão a 3 de Agosto. A penúltima prova será a recém-nascida Especial Sprint de Paredes, a 14 de Setembro, terminando com a habitual Vizela Racing Festival no último fim de semana do mês.

Além destes troféus e campeonatos, a Team Baia estará igualmente envolvida organizacionalmente em outros eventos desportivos como o apoio na Gaia Street Stage do Vodafone Rali de Portugal, possivelmente no apoio do Azores Rallye e como é habitual, o encerramento da temporada na 12ª Gala do Desporto Motorizado Team Baia.

Francisco Mora, representante da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, marcou novamente presença no evento destacando a sua satisfação pela moldura humana presente felicitando a Team Baia pela notória evolução quantitativa e qualitativa dos eventos e provas organizadas ao longo dos anos.

Em representação do Município de Famalicão, o Dr. Rui Batista enalteceu a importância das parcerias apresentadas e da responsabilidade acrescida do desporto motorizado, tecendo elogios ao empenho do Sr. Avelino Reis (responsável da segurança das provas da Team Baia) e à distinção adquirida de “Evento Desportivo do Ano”.

A encerrar a lotada apresentação, a Associação Team Baia dirigiu os seus agradecimentos ao Município de Famalicão e Junta de Freguesia, a todos os clubes parceiros, à Pastelaria Doce Dantas, à Frutaria ‘Toma Lá Morangos’, aos queijos Dom Villas, ao speaker Filipe Martins, ao responsável de som Ezequiel Sousa, à Pastelaria Valor Favorito, à VLB, aos sócios e a todos os pilotos e navegadores presentes.

Faça download do comunicado aqui.